SERVIDOR PÚBLICO, A LEI DO SUPERENDIVIDAMENTO PODE SER A SUA SALVAÇÃO

Você pode obrigar o banco a renegociar sua dívida

Muitas vezes, ao receber sua remuneração mensal, o servidor percebe que mais da metade do seu salário está comprometido em razão dos empréstimos realizados. Essa realidade vem causando severos prejuízos à vida financeira das famílias brasileiras e a Lei do Superendividamento trouxe a solução para este problema.

A Lei nº 14.181/21, popularmente conhecida como Lei do Superendividamento, foi promulgada em julho de 2021 e veio para garantir que os Bancos parem de tomar conta do salário do consumidor, garantindo um acordo justo para o pagamento das dívidas, buscando ajudar, de maneira efetiva e adequada, o consumidor endividado com empréstimos e dívidas em geral.

O superendividado pode ser identificado como aquela pessoa que possui diversas dívidas, vencidas ou não, e que está incapaz de arcar com os valores, sem prejudicar o seu sustento e/ou de sua família.

De acordo com  a Lei, o devedor não pode ter mais do que 35% da sua renda comprometida com as parcelas das dívidas. Caso o comprometimento seja maior, ele certamente está endividado.

Assim, preenchidas algumas condições, a Instituição Financeira deverá ser obrigada a reduzir suas parcelas, através de um plano de repactuação de dívidas de até 5 (cinco) anos. Além da implantação deste plano de repactuação, pode também ocorrer uma redução do saldo devedor, de modo a facilitar a repactuação dessas dívidas.

Desta forma, a Lei do Superendividamento tem como objetivo principal impedir que os Bancos prejudiquem sua saúde financeira e sua qualidade de vida, impedindo que o consumidor, que se encontra nesta situação, não tenha todo o seu sustento e o da família prejudicado com parcelas altas e extorsivas, vez que os Bancos não podem tomar conta do seu salário e assumir o controle da sua vida.

Por meio da Lei do Superendividamento, é possível conseguir excelentes decisões. Em diversos casos, é possível que já no início do processo seja alcançada a limitação dos descontos em no máximo 35% a 40% da remuneração do servidor, para que ele se organize e passe a ter mais tranquilidade financeira para custear seus gastos mensais, enquanto o acordo final não é finalizado. Vejamos:

Caso você esteja com boa parte da sua renda comprometida e precisa sair desta situação, é inquestionável a importância de um especialista na área para resolver seu problema, pois se trata de uma questão complexa que exige um cuidado especial para, de fato, buscar um acordo justo e evitar que a dívida se torne uma verdadeira bola de neve. 

Não deixe que as dívidas tomem conta da sua vida. Recupere suas noites de sono e sua estabilidade financeira.

O Escritório Bauth & Fonseca – Advogados Associados é referência em demandas envolvendo Bancos e Financeiras. Nossa equipe está sempre à disposição para conversar com você!

Não se esqueça que, cada caso merece uma análise detalhada, feita por um profissional habilitado na referida matéria.

Para isso, você pode contar com um escritório especializado nos direitos do trabalhador. IMPORTANTE! Não deixe de procurar uma defesa séria e comprometida com a sua causa!

Somos especialistas em fazer valer os seus direitos!

Google avaliação 5,0

5/5

Contatos

Todos os direitos reservados – Bauth & Fonseca Advogados Associados 

Fale Agora
Estamos Online
Olá, fale agora com um advogado especialista na área.